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    SPRINT KART RACING 2016

    CAPÍTULO I

    DA INSCRIÇÃO

    Art.1º - Poderão participar do Campeonato Sprint Kart Racing (SKR), temporada 2016, quaisquer pessoas, desde que maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente da cor, raça, sexo, religião, estado civil, condição financeira.

    §1º - Também poderão participar, pessoas com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, mediante autorização dos pais ou responsável e pela coordenação do Campeonato;

    §2º - Pelo menos um dos responsáveis pelo menor deverá estar presente a cada etapa do campeonato, a fim de assinar o documento de autorização do kartódromo e realizar os demais procedimentos que o kartódromo exigir.

    Art.2º - A formalização da inscrição se fará pelo cadastramento do piloto, por meio do pagamento de Taxa de Inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), que deverá ser paga à organização do campeonato, representada por sua presidência, preferencialmente, por meio de depósito em conta bancária.

    §1º - A taxa de inscrição, após devidamente paga, dá direito ao piloto inscrito a participar única e exclusivamente da temporada em que se inscreveu;

    §2º - O prazo limite para pagamento da inscrição nos termos do “caput” será o dia 30 de novembro de 2015, observando-se que após essa data, o valor da inscrição passará a ser de R$ 60,00 (sessenta reais).

    Art.3º - O campeonato será anual, distribuído em 10 etapas.

    Art.4º - Serão abertas um total de 56 (cinqüenta e seis) vagas para o campeonato, sendo 14 (quatorze) vagas para cada uma das 4 (quatro) categorias estimadas, quais sejam: Diamante, Ouro, Prata e Bronze, condicionada ao número de participantes, observando-se que a divisão das categorias levará em conta o critério adotado abaixo. Correrão 2 (duas) categorias juntas numa só bateria.

    §1º - Visando o maior equilíbrio possível entre todas as categorias e seus pilotos, procederemos a um chase nas 3 (três) primeiras etapas do campeonato, mediante sorteio 1 (uma) hora da 1ª bateria agendada. Nesta ocasião, todos os pilotos deverão estar presentes para saber se correrão no 1º horário ou no(s) horário(s) subseqüentes. Após as corridas agendadas, a organização procederá ao sorteio dos pilotos para a etapa seguinte, inclusive com a inclusão dos pilotos ausentes. Far-se-á o mesmo procedimento da 2ª para a 3ª etapa.

    §2º - A premiação seguirá os mesmos padrões adotados para a premiação das demais etapas, ou seja, serão premiados os 6 melhores pilotos de cada bateria, sem que se faça menção a qual categoria pertence;

    §3º - A pontuação obtida nas 3 (três) primeiras etapas serão levadas para o restante da temporada;

    §4º - Encerrada a 3ª Etapa, as categorias serão formadas pela média de pontos de cada piloto pelo número de presença nas etapas, sendo os pilotos divididos de acordo com o número de participantes, conforme tabela abaixo: Havendo número de participantes que não viabilize a distribuição igualitária de pilotos por categoria, este ficará na categoria superior.

    §5º - A formação das baterias por este meio será utilizado anualmente, de modo que não haverá ascensões nem descensos no campeonato.

    §6º - Atingido o número máximo de vagas, os excedentes formarão um cadastro cronológico de reserva de inscrição, que será utilizado como critério de preenchimento de vagas, caso haja desistências ou exclusões de pilotos inscritos no campeonato nos termos do presente regulamento.

    Art.5º - O piloto devidamente inscrito que acumular durante a temporada 2 (duas) ausências, desde que não justificadas, poderá, a critério da organização, ser excluído do campeonato, liberando a vaga para novo piloto, considerando-se os cadastrados na lista de espera.

    §1º - Respeitando-se a lista de espera, caso o piloto excluído por ausências queira continuar participando da mesma temporada, havendo vagas, deverá efetuar nova inscrição no certame, pagando novamente a taxa de inscrição.

    §2º - As justificativas deverão ser entregues aos organizadores do campeonato antes da etapa, excepcionados os casos onde o cumprimento da referida disposição seja inviável, ocasião na qual, na primeira oportunidade viável, deverá o piloto faltante comunicar a organização a respeito de sua ausência.

    §3º - Poderá a organização, a seu critério, desconsiderar as justificativas apresentadas, desde que não plausíveis.

    Art.6º - Poderá o piloto excluído do certame, todavia, participar das etapas na condição de CONVIDADO, desde que haja vaga disponível para compor a bateria e sejam cumpridos os requisitos exigidos para a referida situação.

    Art.7º - É expressamente proibida a entrada na pista, de qualquer pessoa que não seja piloto convocado para aquela bateria ou membro da diretoria, sob qualquer pretexto.

    CAPÍTULO II

    DAS PROVAS

    Art.9º - Serão realizadas 10 (dez) etapas na temporada do ano de 2015, que serão agendadas e publicadas nos grupos do facebook, whattsapp e na fanpage do campeonato.

    §1º - As etapas serão agendadas preferencialmente para os kartódromos da Granja Viana, Aldeia da Serra e Interlagos.

    §2º - As etapas serão agendadas preferencialmente nos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

    §3º - Nos meses de descanso poderão ser realizados encontros fora do calendário oficial da temporada, com livre participação de inscritos e não inscritos, como forma de integração e diversão entre todos os que desejarem participar. Estes encontros não valem ponto na temporada nem acarretam prejuízos aos ausentes.

    §4º - De acordo com as necessidades, poderá a organização do campeonato, alterar as datas e locais previstos para as etapas, conduta esta que será evitada e adotada apenas em último caso, fato este que será comunicado, de imediato, aos pilotos participantes.

    Art.10 - Os pagamentos das baterias agendadas deverão ser realizados por meio de depósito em conta bancária previamente informada aos pilotos participantes, observando-se que os referidos valores devem ser pagos até 10 (dez) dias antes da etapa.

    §1º - A cada etapa será cobrado, além do valor da bateria, mais R$ 10,00 (dez reais), que tem por finalidade o custeio dos troféus e brindes aos participantes do campeonato.

    §2º - Excepcionalmente, caso aprovado pela organização, será permitido pagamento fora do prazo estipulado no “caput”, observando-se que a dilação máxima do prazo, mesmo se admitida, será de 7 (sete) dias antes da etapa a ser realizada.

    Art.11 – É livre a participação de convidados nas etapas do Sprint Kart Racing, salvo se vedada pela organização e desde que haja vagas disponíveis, ressaltando-se que o piloto convidado também deverá pagar a quantia de R$ 10,00 (dez reais) mencionada no parágrafo 1º do artigo antecedente.

    Parágrafoúnico: O piloto convidado não concorrerá ao sorteio de brindes, nem, tampouco, aos troféus, além de não ter seu resultado computado na disputa do campeonato.

    CAPÍTULO III

    DO BRIEFING, PESAGEM E SORTEIO DOS KARTS

    Art.12 - Os pilotos deverão chegar no local da prova, com, no máximo 45 (quarenta e cinco) minutos de antecedência, para os procedimentos de briefing, pesagem, sorteio dos karts e obtenção das demais informações, ressalvada a 1ª etapa, em que todos deverão chegar no local da prova com até 1 (uma) hora de antecedência para o sorteio inicial, com toda a indumentária para a etapa e com o cadastro realizado junto ao kartódromo.

    Art.13 - Após a chamada, os pilotos passarão pelo: I - Briefing; II - Procedimentos de pesagem; III - Sorteio dos karts. Art. 14 - Os procedimentos de pesagem e sorteio dos karts ocorrerão antes de cada etapa. Art. 15 - Cada piloto deverá subir na balança com toda a indumentária e aguardar a liberação dos organizadores, a fim de que façam as devidas anotações.

    §1º - O lastro terá por base o peso de 95 (noventa e cinco) kg, podendo o piloto utilizar lastro próprio, que deverá ser declarado com antecipação e também pesado para confirmação.

    §2º - Devidamente registrado o peso e lastro de todos os pilotos presentes, será providenciado o sorteio dos karts, sempre à vista dos competidores. Após o sorteio dos karts a serem utilizados pelos pilotos, serão sorteados os karts reservas. É de inteira responsabilidade do piloto a manutenção de seu lastro até o fim da corrida;

    §3º - O peso máximo do lastro para cada piloto será de 25 (vinte) kg, ainda que esse valor seja insuficiente para alcançar os 95 (noventa e cinco) kg de lastro base e desde que este limite seja adotado pelo kartódromo;

    §4º - As mulheres serão isentas da obrigação de pesagem e lastreamento dos karts, com exceção daquelas que participarem da Categoria Diamante e Ouro.

    Art.16 – Somente após a pesagem, lastreamento dos karts, além do sorteio destes, é que os pilotos estarão autorizados a sentarem em seus karts.

    Art.17 – Cada piloto é responsável por seu lastro e será DESCLASSIFICADO caso seu kart seja encontrado sem a quantidade de lastro correto, não havendo como responsabilizar os fiscais de pista e quaisquer outros por falha nesse sentido.

    Art.18 - Os pilotos somente deverão sair dos boxes para a tomada de tempo quando TODOS estiverem devidamente acomodados em seus karts e estes estiverem ligados. Deverá o piloto que estiver na ponta do pelotão PERMANECER DE PÉ NA SAÍDA DOS BOXES, NA FRENTE DE TODOS OS DEMAIS KARTS, só sentando quando confirmado que o último piloto do pelotão também esteja sentado. A partir de então, a saída dos boxes fica autorizada. Tal regra não se aplica caso haja fiscais do SKR para controlar as saída dos pilotos dos boxes.

    §1º: O piloto que se beneficiar saindo para a tomada de tempo antes que todos os demais pilotos estejam sentados em seus karts e com estes devidamente ligados, será desclassificado da tomada de tempo e largará na última posição do grid de largada, observando-se que a referida punição poderá ser aplicada na própria etapa ou na seguinte, a depender do momento que os fatos chegarem à ciência da organização do campeonato.

    §2º: Encerrado o chase, correrão no 1ª horário agendado os pilotos das categorias Prata e Bronze; na sequência, correrão os pilotos das categorias Diamante e Ouro. Embora corram numa só bateria 2 (duas) categorias, a disputa limitar-se-á dentro da categoria a que pertence o piloto. Haverá um sistema para distinção dos pilotos e de sua categoria.

    CAPÍTULO IV

    DA FORMAÇÃO DO GRID DE LARGADA

    Art.19 - A formação do Grid de Largada será definida pela tomada de tempo de 5 (cinco) minutos.

    Art.20 - É responsabilidade do piloto, informar possíveis irregularidades na formação do Grid, defeito do kart, motor apagado, falta de lastro, etc.

    CAPÍTULO V

    DA TROCA DE KARTS

    Art.21 - A troca de karts é livre nas etapas, entretanto, o piloto que desejar gozar deste direito, deverá, antes de fazê-la, dar no mínimo 01 (uma) volta completa com o kart que foi sorteado.

    §1º - Toda troca de kart, independentemente do motivo, deverá obedecer a sequência dos karts sorteados como reservas.

    §2º - Caso o kart sorteado estiver em manutenção e/ou impossibilitado de sair dos boxes, não será considerado como troca e o piloto pegará o kart reserva sorteado na sequência, sempre junto ao corpo dos organizadores/colaboradores do campeonato.

    §3º - Caso a troca de kart aconteça após o momento em que terminada a tomada de tempo, o piloto largará dos boxes, salvo se ocorrer o previsto no parágrafo 4º deste artigo.

    §4º - A partir do momento que os karts estiverem alinhados para a largada, e houver a necessidade de troca de kart, motivado por defeito, constatado pelo Diretor de Prova e/ou Fiscais, o piloto largará na posição obtida na tomada de tempo, de modo a não prejudicar qualquer piloto por falha mecânica à qual este não deu causa.

    CAPÍTULO VI

    DAS ADVERTÊNCIAS DISCIPLINARES

    Art.22 - São consideradas advertências disciplinares, toda e qualquer punição aplicada pelo Diretor de Provas durante as corridas.

    §1º - É soberana a decisão do Diretor de Provas para tomar as medidas necessárias durante o evento, para garantir a ordem e a integridade física dos pilotos.

    §2º - A organização do Sprint Kart Racing não se manifestará, nem alterará a qualquer punição aplicada pelo Diretor de Prova, acatando tal decisão, baseando-se nos relatórios emitidos pelo kartódromo.

    §3º - A organização da Sprint Kart Racing só acatará recursos contra a penalidade aplicada, com o relatório da corrida devidamente assinado pelo Diretor de Provas, mencionando a retificação da punição de forma clara e expressa.

    CAPÍTULO VII

    DAS APLICAÇÕES DE PENALIDADES

    Art.23 - Para cada sinalização de advertência disciplinar que o piloto receber do Diretor de Prova, sofrerá punição de 10 (dez) segundos, acrescidos no resultado final daquela corrida, salvo se a própria Direção de Prova atribuir outro tipo de punição diferente, o que será acatado, visto ser a Direção de Prova do kartódromo soberana nesse sentido.

    Art.24 - Será desclassificado da corrida, ficando com a pontuação zerada, o piloto que:

    I- Não utilizar o Kart sorteado pela organização;

    II- Efetuar qualquer alteração no kart que não seja regulagem da posição do banco;

    III- Não utilizar o lastro determinado pela organização;

    IV- Por determinação do Diretor de Provas.

    Parágrafoúnico - O piloto que for desclassificado da prova também perderá, além dos pontos relativos à sua colocação, os de bonificação, porventura obtidos naquela prova.

    Art.25 – Largará na última posição do grid da corrida seguinte o piloto que acumular 2 (duas) punições disciplinares ao longo da temporada;

    Parágrafoúnico - Após o cumprimento da penalidade, zera-se o quadro de pontuação de advertências, estando sujeito o infrator a novas imposições de penalidades.

    CAPÍTULO VIII

    DA PONTUAÇÃO

    Art.26 – Receberá o piloto, a pontuação equivalente à sua classificação de chegada ao final da prova, conforme o quadro de pontuação ANEXO, devendo ser descontado as penalidades cometidas (advertências disciplinares):

    Parágrafo único: Ao final da temporada será descartado o pior resultado obtido pelo piloto durante a temporada, entre as etapas de número 4 a 10. Não será admitido o descarte em etapa em que o piloto vier a ser punido disciplinarmente.

    Art.27 - O piloto que fizer a pole position receberá, a título de bonificação, 1 (um) ponto extra que será somado a pontuação que obtiver na classificação final da corrida.

    Art.28 - Receberá 1 (um) ponto extra, o piloto que fizer a melhor volta da prova, a título de bonificação, que será somado a pontuação que obtiver na classificação final da corrida.

    Parágrafo único: Os artigos 27 e 28 aplicar-se-ão no chase quanto nas etapas posteriores ao chase, observada na 1ª parte do campeonato (chase) pelo resultado de cada bateria e na 2ª parte do campeonato pelo resultado de cada categoria.

    CAPÍTULO IX

    DA PREMIAÇÃO DOS PILOTOS

    Art.29 - Findada cada etapa do chase, e sendo homologado o resultado pelo kartódromo, já com os devidos descontos referente às punições, os 6 (seis) primeiros colocados de cada bateria subirão ao pódio, para receber seus troféus.

    §1º- A partir da 4ª Etapa, já com os devidos descontos referente às punições, os 3 (três) primeiros colocados de cada CATEGORIA subirão ao pódio, para receber seus troféus.

    Art.30 - Será declarado campeão da temporada, dentro de sua categoria, o piloto que obtiver maior número de pontos, e em caso de empate na pontuação, será declarado campeão, o piloto que obtiver:

    I- Maior número de vitórias;

    II- Maior número de segundos lugares e assim sucessivamente, considerando todas as posições finais nas corridas;

    III– Maior número de pole positions;

    IV– Maior número de voltas mais rápidas.

    Art.31 - Serão premiados ao final de cada temporada os 3 (três) primeiros colocados de cada categoria.

    Art.32 – Como forma de incentivo aos pilotos para alcançar/permanecer na categoria Diamante, fica instituído ao Campeão da Categoria o troféu de Campeão do Ano, de natureza itinerante e que ficará em sua posse até o final da temporada seguinte, sendo devolvido à organização para premiação do novo campeão.

    Parágrafo único: O troféu itinerante ficará em definitivo em posse do piloto Campeão quando este atingir 3 (três) títulos de campeão do Sprint Kart Racing - Categoria Diamante (Categoria Principal).

    Art.33 – Haverá sorteio de brindes aos pilotos ao longo das etapas, observando-se que pelo menos 1 (um) dos prêmios sorteados será dirigido apenas aos pilotos que ainda não foram contemplados com brindes sorteados nas etapas anteriores.

    Parágrafoúnico: os pilotos que forem agraciados com troféus na etapa não participarão dos sorteios dos brindes.

    CAPÍTULO X

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art.34 - A emissão do relatório da corrida é de responsabilidade exclusiva do kartódromo, onde houver a competição.

    Art.35 - Apenas o Diretor de Provas poderá retificar qualquer informação do relatório de corridas, devendo, além da anotação, assinar o referido documento, e apor carimbo identificador do kartódromo.

    Art.36 - Nenhum participante, em tempo algum, poderá alegar o desconhecimento das regras contidas no presente regulamento.

    Art.37- O presente regulamento poderá sofrer alterações em suas cláusulas e artigos, podendo tais alterações entrar em vigor na temporada atual, desde que visem a integridade física dos pilotos e que não afetem as tabelas de pontuação dos pilotos.

    Art.38 - Os casos omissos, serão julgados exclusivamente pelos organizadores do evento, podendo, a critério da diretoria do Sprint Kart Racing, convocar pilotos para opinarem sobre a matéria.



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